segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

Resenha do livro: Tartarugas até lá embaixo (CONTÉM SPOILER)



Autor: John Green
Páginas: 256
Editora: Intrínseca
Ano de edição: 2017

Resenha:

O livro aborda a história de uma garota de 16 anos que sofre de TOC (Transtorno Compulsivo Obsessivo). Aza é uma menina que perdeu o pai, vive com a mãe que é professora de matemática e, tem uma melhor amiga chamada Deisy. Ah, e um carro antigo que ela chama de Harold.
O livro é narrado apenas por Aza. Ela vive dentro de uma prisão, a prisão da própria mente, com pensamentos compulsivos que nem ela mesma consegue controlar.
No decorrer da história, devido ao desaparecimento de um bilionário, Aza e Deisy vão em busca de pistas para encontrar o paradeiro do Sr. Davis Pickette receber a recompensa de $100 mil dólares. Nessa busca Aza reencontra um antigo amigo de infância Davis, filho do bilionário. Dali em diante a amizade entre eles vai crescendo. Mas devido ao problema de Aza, nem ela mesma consegue manter um relacionamento amoroso com Davis, ficando apenas na amizade, encontros para apenas olhar as estrelas ou mensagens através de sms.
Durante as pesquisas de Deisy e Aza, Davis descobre que elas estavam atrás do paradeiro de seu pai apenas pela recompensa, então da próxima vez que elas vão até a casa de Davis, ele dá o dinheiro a Aza e pede a ela que não informe nada, nenhuma pista que possa ter a respeito de seu pai.
Certo dia , Aza e Deisy tem uma discussão séria dentro do carro e sofrem um acidente. Aza vai para o hospital com uma lesão no fígado, e lá seus pensamentos e sua ansiedade só pioram seu quadro, sua saúde mental, da qual mesmo ela tendo toda a assistência de sua psicóloga, seus pensamentos estão cada vez mais a afundando na aspiral, como ela chama. 
Eu sofro de ansiedade, e me identifiquei muito com Aza, é um transtorno que você trata, mas quando vem uma crise ou pensamentos invasivos, eles vão crescendo, crescendo até você não poder suportar e aí páhhhh, gera uma crise das bravas... 
A gente sofre, as pessoas pensam que não ligamos para nada a não ser nós mesmos e nosso próprio mundo dentro da nossa cabeça. E numa determinada parte da história, Aza e Deisy estão indo a uma exposição de Mychal (amigo de Aza, e atual namorado de Deisy), uma exposição que fica no subterrâneo (praticamente num esgoto). Lá Aza mostra a DEISY exatamente como se sente, exatamente como é viver dentro da sua cabeça, daquela espiral que vai crescendo e crescendo... 
E nesse momento, na boca do corredor, que ambas conseguem descobrir o paradeiro do pai de Davis.
Aza conta a Davis onde supostamente seu pai poderia estar, então ele e o irmão decidem juntos acionar á polícia... Vou parar por aqui, por conta de spoilers...
O final não foi muito impressionante, aliás para mim, nem posso dizer que teve um fim... Pois doenças mentais ou psiquiátricas, transtornos, elas não têm um fim,uma absoluta cura, elas têm tratamento, mas a vida da gente é incerta. Tão incerta que não sabemos como será o nosso dia de hoje, amanhã e depois e depois... 

OBS:
Esse é um dos livros mais pessoais de John Green, eu não sabia que ele também sofria de algum transtorno psiquiátrico, e através dessa história ele relata um pouco do seu sofrimento. 

Recebi do #AmigoSecreto do grupo Devoradores de Livros"

Boa Tarde queridos leitores.
Aproveitando essa tardinha chuvosa para passar aqui no blog, e desejar a todos Um excelente Natal.

E nessa época a maioria das pessoas participam de Amigos Secretos; seja no trabalho, em família e em grupos do facebook. Esse ano só participei do amigo secreto do meu grupo preferido no face, em família não fizemos este ano.

Vim mostrar a vocês as coisas lindas que a minha Amiga Secreta.





Ganhei muitas coisas, entre elas: marcadores, post its,canetas, agenda, bloquinho, capa para livro, guloseimas... E esses dois maravilhosos livros!

Já li Proibido, assim que eu conseguir um tempo maior trago a resenha deles pra vocês!

E vocês, participaram de Amigos Secretos?
Bora comentar galera, tô curiosa! rs

O Blog deseja a vocês...



LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...