sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Resenha do livro: A última carta de amor - Jojo Moyes



Editora: Intrinseca
Ano de Edição: 2016
Páginas: 384

O primeiro livro de Jojo Moyes publicado pela Intrínseca, relançado com nova capa.

Sinopse:
Londres, 1960. Ao acordar em um hospital após um acidente de carro, Jennifer Stirling não consegue se lembrar de nada. De volta a casa com o marido, ela tenta, em vão, recuperar a memória de sua antiga vida. Por mais que todos à sua volta pareçam atenciosos e amáveis, Jennifer sente que alguma coisa está faltando. É então que ela descobre uma série de cartas de amor escondidas, endereçadas a ela e assinadas apenas por 'B', e percebe que não só estava vivendo um romance fora do casamento como também parecia disposta a arriscar tudo para ficar com seu amante.

Quatro décadas depois, a jornalista Ellie Haworth encontra uma dessas cartas endereçadas a Jennifer durante uma pesquisa nos arquivos do jornal em que trabalha. Obcecada pela ideia de reunir os protagonistas desse amor proibido – em parte por estar ela mesma envolvida com um homem casado –, Ellie começa a procurar por 'B', e nem desconfia que, ao fazer isso, talvez encontre uma solução para os problemas do próprio relacionamento.
Com personagens realisticamente complexos e uma trama bem-elaborada, A última carta de amor entrelaça as histórias de paixão, adultério e perda de Ellie e Jennifer. Um livro comovente e irremediavelmente romântico.
• Lançado pela Intrínseca em 2012, A última carta de amor vendeu mais de 100 mil exemplares e inaugurou a relação dos fãs com a autora.



Resenha:
O livro conta duas estórias. A estória de Jennifer Stirling, uma jovem rica, casada com um homem poderoso, cuja a vida baseava-se apenas em aparências e status. Confesso que esse livro da Jojo Moyes me decepcionou muito. As estórias se misturam, é uma confusão terrível, você começa lendo uma coisa, na mesma parte é outra. Uma loucura!!
Jennifer sofre um acidente e perde a memória, o marido ao lado dela a todo o momento no hospital. Ela não consegue se lembrar do que aconteceu, como foi parar naquele hospital, com quem estava no carro no momento do acidente, não se lembra de nada; e todos os amigos, parentes e até sua mãe sempre desconversam quando ela pergunta.
Já em sua residência, Jennifer ainda sem lembrar de nada tenta de todas as formas voltar a ser como era antes, sem sucesso ela passa a sentir-se totalmente diferente da moça e esposa que era. Conforme o tempo vai passando, Jennifer ainda sem lembrar de nada, começa a revirar suas coisas em busca de algum indício que a ajudasse a recordar-se do dia do acidente. Até que um dia encontra uma carta destinada a ela, uma carta de amor assinada por um homem que não era o seu esposo. Então Jennifer revira o quarta, e encontra cartas e mais cartas, ela se dá conta de que tivera um amante. Aos poucos a memória de Jennifer vai voltando e de repente num estalo, ela se recorda de tudo, exatamente o que a motivou a largar o marido, a entrar no carro e com quem estava no dia do acidente.
A outra parte da estória é sobre uma jornalista. Ellie, estava a ponto de perder seu emprego, caso não conseguisse uma bela matéria para o jornal no qual trabalhava. Em busca de algo, Ellie se entrara diversas vezes no depósito onde estavam guardadas e arquivadas, matérias e coisas do passado. Num dia enquanto procurava por algo, cai uma carta que fora destinada a Jennifer; Ellie que tinha um caso de amor com um homem casado, se vê diante de uma situação parecida com a sua. Decidida a publicar uma matéria com as cartas que ela encontrará, Ellie consegue entrar em contato com o suposto B. E assim percebe que sua estória de amor com o homem casado jamais poderia dar certo, mas a de Jennifer sim. 
Enfim, até o final do livro ficou confuso! Eu acredito que Jojo deixou para que os leitores 
imaginassem o que tinha acontecido. Mas se Jennifer e B, realmente ficaram juntos, eu não sei, vai da imaginação e da interpretação de cada um. 
Durante a leitura, tive vontade de abandonar o livro, mal podia acreditar que era realmente a Jojo Moyes quem escrevera esse livro tão confuso, essa mistura de passado-presente-futuro e vice-versa. Mas como não tenho costume deixar livros pela metade, consegui ir até o final. Após o término da leitura foi que eu consegui entender as estórias... Mas a minha opinião a respeito dele não muda e não irá mudar!

Alguém mais leu? O que achou? Qual a sua opinião?

11 comentários:

  1. Gostei da resenha.
    Confesso que já vi pessoas falando muito da confusão dessa autora na história.
    Embora confuso, a estória parece interessante!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha! Eu nunca li nenhum livro da Jojo, mas mesmo com toda essa confusão que ela faz, é um dos que estão na minha lista.

    ResponderExcluir
  3. Oi Vanessa, tudo bem?

    Já li muitas resenhas positivas desse livro, a sua é a primeira negativa e gosto de ver as diferentes opiniões. Comprei esse livro exatamente por tantos comentários positivos, mas saber que ele é confuso me decepciona de cara.
    Da Jojo só li "Como eu era antes de você" e "Depois de você", tentei ler "A garota que você deixou para trás" e abandonei por achar maçante. Saber que isto repete-se em outra obra da autora é frustante. Gostei da sua resenha e de conhecer mais aspectos sobre a obra!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?
    Até hoje só li um livro da autora, o "Quem eu era antes de você". Me emocionei muito com esse livro, mas ouvir algumas coisas que me frearam em relação aos demais. Porém, gostei muito do seu ponto de vista, e gosto de livros que envolvem cartas, acho que intensifica o romance.

    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Não li nenhum livro da autora ainda, assisti ao filme e só.
    Todo mundo fala tão bem dela. Apesar de ter curtido o enredo confiei na sua resenha e no momento não estou afim de leituras confusas.
    Bela resenha
    Beijuh

    ResponderExcluir
  6. Oi Vanessa.
    É muito ruim quando o livro alterna a narrativa e deixa o leitor confuso com o que está sendo contato.
    Dessa autora, eu só "Como eu era antes de você", que não gostei muito.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Pelo visto este livro é muito bom. A resenha ficou ótima porque explanou bem o sentido da história. Confesso que quando comecei a ler pensei que não fosse gostar, mas vc soube usar as chaves para abrir as portas do minha atração intelectual, me fazendo desejar ler este livro.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Oi Vanessa, tudo bem?

    A Intrínseca arrasa nessas capas dos livros da Jojo né?! <3 <3

    Não tinha lido nada a respeito do seu livro, principalmente porque tive uma experiencia ruim com um livro da Jojo que simplesmente não consegui ler de jeito nenhum =/

    Mas gostei desse, parece ser uma história romântica e misteriosa do tipo que a gente se envolve e fica doida pra saber quem é esse tal de "B"... mas confesso que depois de ler sua resenha, desanimei um pouco! haha' É tão ruim quando um livro fica confuso e você passa mais tempo quebrando a cabeça do que tudo... provavelmente eu não o leria, mas gostei da sua resenha sincera ^^

    Beijos! ;*
    ❤ Letras Eternas

    ResponderExcluir
  10. este livro conta uma leitura leve, bela melodia no blog, da uma tematica de tranquilidade e descontrai a mente, pude ler este livro ano passado bem perto do lançamento, e gostei bastante, uma leitura calma , mesmo assim acaba envolvendo o leitor

    ResponderExcluir
  11. Os livros da Jojo sempre me fazem chorar!
    Ainda não li esse, mas também já vi outras pessoas falando sobre a confusão que ficou as passagens de tempo. Está na minha listas de livros para ler em 2017!

    ResponderExcluir

REGRAS
*Aqui é proibido insultar, usar palavras ofensivas e de baixo calão.
*Respeite a direção do Blog, pois fazemos o nosso melhor para organizá-lo.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...