segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

Resenha do livro: Tartarugas até lá embaixo (CONTÉM SPOILER)



Autor: John Green
Páginas: 256
Editora: Intrínseca
Ano de edição: 2017

Resenha:

O livro aborda a história de uma garota de 16 anos que sofre de TOC (Transtorno Compulsivo Obsessivo). Aza é uma menina que perdeu o pai, vive com a mãe que é professora de matemática e, tem uma melhor amiga chamada Deisy. Ah, e um carro antigo que ela chama de Harold.
O livro é narrado apenas por Aza. Ela vive dentro de uma prisão, a prisão da própria mente, com pensamentos compulsivos que nem ela mesma consegue controlar.
No decorrer da história, devido ao desaparecimento de um bilionário, Aza e Deisy vão em busca de pistas para encontrar o paradeiro do Sr. Davis Pickette receber a recompensa de $100 mil dólares. Nessa busca Aza reencontra um antigo amigo de infância Davis, filho do bilionário. Dali em diante a amizade entre eles vai crescendo. Mas devido ao problema de Aza, nem ela mesma consegue manter um relacionamento amoroso com Davis, ficando apenas na amizade, encontros para apenas olhar as estrelas ou mensagens através de sms.
Durante as pesquisas de Deisy e Aza, Davis descobre que elas estavam atrás do paradeiro de seu pai apenas pela recompensa, então da próxima vez que elas vão até a casa de Davis, ele dá o dinheiro a Aza e pede a ela que não informe nada, nenhuma pista que possa ter a respeito de seu pai.
Certo dia , Aza e Deisy tem uma discussão séria dentro do carro e sofrem um acidente. Aza vai para o hospital com uma lesão no fígado, e lá seus pensamentos e sua ansiedade só pioram seu quadro, sua saúde mental, da qual mesmo ela tendo toda a assistência de sua psicóloga, seus pensamentos estão cada vez mais a afundando na aspiral, como ela chama. 
Eu sofro de ansiedade, e me identifiquei muito com Aza, é um transtorno que você trata, mas quando vem uma crise ou pensamentos invasivos, eles vão crescendo, crescendo até você não poder suportar e aí páhhhh, gera uma crise das bravas... 
A gente sofre, as pessoas pensam que não ligamos para nada a não ser nós mesmos e nosso próprio mundo dentro da nossa cabeça. E numa determinada parte da história, Aza e Deisy estão indo a uma exposição de Mychal (amigo de Aza, e atual namorado de Deisy), uma exposição que fica no subterrâneo (praticamente num esgoto). Lá Aza mostra a DEISY exatamente como se sente, exatamente como é viver dentro da sua cabeça, daquela espiral que vai crescendo e crescendo... 
E nesse momento, na boca do corredor, que ambas conseguem descobrir o paradeiro do pai de Davis.
Aza conta a Davis onde supostamente seu pai poderia estar, então ele e o irmão decidem juntos acionar á polícia... Vou parar por aqui, por conta de spoilers...
O final não foi muito impressionante, aliás para mim, nem posso dizer que teve um fim... Pois doenças mentais ou psiquiátricas, transtornos, elas não têm um fim,uma absoluta cura, elas têm tratamento, mas a vida da gente é incerta. Tão incerta que não sabemos como será o nosso dia de hoje, amanhã e depois e depois... 

OBS:
Esse é um dos livros mais pessoais de John Green, eu não sabia que ele também sofria de algum transtorno psiquiátrico, e através dessa história ele relata um pouco do seu sofrimento. 

17 comentários:

  1. acho interessantes os livros que John Green faz pois sempre tem um toque de reflexão que faz a gente se apaixonar, ameei a resenha quero ler esse livro, liindo o gato da foto tb. <3

    ResponderExcluir
  2. John e seu toque sutil, sempre passando a mensagem.
    Muito boa a resenha.

    ResponderExcluir
  3. Falou em livros de John que eu estou aqui ameei conhecer esse livro, amoo sempre livros dele, pois sempre tem algo para fazer a gente refletir. ameei o post e o gato na foto.

    ResponderExcluir
  4. Eu amo john green, esse livro foi realmente maravilhoso (eu fiz resenha dele tb se quiser conferir)... ainda assim, não foi um dos meus favoritos hahaa.

    Parabéns com o blog, abraços.
    emillyelizabeth.wixsite.com/omuseuinvisivel

    ResponderExcluir
  5. Fiquei com vontade de ler esse livro, apenas conhecia o autor devido aos filmes adaptados dos seus livros.

    ResponderExcluir
  6. Oi Vanessa!!
    Eu não sou muito fã dos livros do John Green. O único que realmente levei a leitura até o fim e gostei foi A culpa é das estrelas. Eu ainda não li esse, então não posso afirmar que entrará para o grupo de livros dele que não curti.
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  7. olá , tudo bem? Ainda não li nada do John Green mais tenho visto resenhas maravilhosas de seu trabalho que já tenho seus livros na lista 2018. Bjssss

    ResponderExcluir
  8. Já vi muitas resenhas ótimas do John Green, porém nunca tive a honra de ler nenhum livro dele, esse já ta na minha listinha. Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Olá! Confesso que li apenas o início do post para evitar spoilers e conhecer apenas um pouco da história haha Me interessei pelo livro, e por ser um livro que posso ler um dia, prefiro evitar grandes revelações.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  10. O único livro que conheço/já li do John Green é "A Culpa é das Estrelas" e para falar bem a verdade, apesar de ter gostado do livro, eu não senti que era tudo àquilo que falavam. Sobre o livro do post, ele me pareceu bem interessante e com certeza me deixou curiosa. Tipo, quem sequestrou o bilionário?

    ResponderExcluir
  11. Oi Vanessa, tudo bem?

    Já li todos os livros do Jhon (menos esse) e parece que ele trouxe uma proposta diferente para Tartarugas até lá embaixo e isso é algo que me agrada muito. Parece que o livro tem uma carga emocional mais densa e isto é algo que eu gosto muito. Com certeza, já quero ler!

    beijos!

    ResponderExcluir
  12. Olá.

    Eu quero muito ler esse livro e por isso não li sua resenha completa para não cair nas mãos dos spoiler rsrs.
    John Green sempre aborda temas muito interessante em seus livros, trazendo uma boa reflexão e aprendizado. É um excelente autor, em meu ponto de vista.


    Beijos,
    Narah
    www.lerantesdedormir.com.br

    ResponderExcluir
  13. Aiiin já quero e preciso ler esse livro, pq pela resenha parece ser bem bom. Esse autor realmente é um fera !

    ResponderExcluir
  14. Eu quero muito ler este livro! Achei a premissa super interessante e pelo que conheço do escritor gosto bastante da escrita. Adorei o post. Parabéns!
    by: atravesdaescrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Vanessa, tudo bem? Realizei a leitura dessa obra assim que foi lançada aqui no Brasil, pois gosto muito da escrita do John Green. De todos os livros, exceto A culpa é das estrelas, achei esse o melhor. Não pela estória, mas sim pela emoção envolvida no contar, na escrita. Deu para perceber o sofrimento da personagem e imagino que o dele próprio. Gostei muito da sua resenha e a foto.

    Beijos,
    Blog Luna literária

    ResponderExcluir
  16. Eu li seu post bem por cima, porque quero ler esse livro sem saber de spoiler nenhum. Já gostei de John Green e já não gostei também, vamos ver o que eu acho dessa história.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  17. Já li os a culpa é das estrelas. cidades de papel e quem é você Alasca ?. Esse ai ainda não li mas já está na minha lista. Adorei os spoirls. Kkk parabéns pela resenha. Bjos

    ResponderExcluir

REGRAS
*Aqui é proibido insultar, usar palavras ofensivas e de baixo calão.
*Respeite a direção do Blog, pois fazemos o nosso melhor para organizá-lo.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...